terça-feira, 17 de abril de 2012

DIA DO LIVRO - 18 DE ABRIL

DIA DO LIVRO

 

Atividades Práticas




Atividades propostas


.Se possível, comece a atividade distribuindo livros infantis para os alunos. É importante que os livros sejam adequados à faixa etária.

Na falta de livros infantis sem texto, selecione outros com texto nos quais as ilustrações possam servir de roteiros de leitura.

O ideal é permitir que os próprios alunos escolham os livros, que podem ficar dispostos numa mesa. Se houver disputa pelo mesmo livro, ajude-os a estabelecer uma ordem: primeiro um aluno, depois o outro.

Junto com a turma, escolha um dos livros e leia a historia em voz alta, de maneira expressiva para despertar o interesse.

Leia para os alunos o texto informativo sobre Monteiro Lobato. Pergunte se conhecem os personagens mais famosos desse escritor: Emília, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, o Saci, a Cuca, o Marquês de Rabicó, o Visconde de Sabugosa (personagens do Sitio do Pica-Pau Amarelo).

Cante com os alunos a música Sitio do Pica-pau Amarelo.

Depois das atividades introdutórias propostas, os alunos farão um livro, conforme as orientações descritas.

Monte uma exposição na escola com os livros produzidos.



TEXTO INFORMATIVO

O dia 18 de abril foi escolhido como Dia Nacional do Livro Infantil porque nesse dia, há muitos anos, nasceu um escritor muito importante: Monteiro Lobato.

Ele nasceu em uma fazendo em Taubaté, uma cidade próxima de São Paulo. Os livros que ele escreveu ficaram muito famosos e agradam adultos e crianças de todas as idades. Suas historias mais conhecidas são as do Sitio do Pica-Pau Amarelo. Ali viviam dois primos: Pedrinho e Narizinho, junto com a Tia Nastácia e Dona Benta. Também moravam no sítio uma boneca de pano (Emília), um boneco feito de espiga de milho (Visconde de Sabugosa) e um porquinho comilão (Marquês de Rabicó), entre outros personagens. Todos eles falavam e tinham sentimentos iguais aos dos humanos, e viveram aventuras incríveis junto com as crianças;



OFICINA DE CONFECÇÃO DE PERSONAGENS

Inspirados nos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, os alunos podem inventar seus próprios personagens. Estimule as crianças a inventar o nome dos personagens e falar um pouco sobre eles.

Alguns materiais que voce pode oferecer:

.rolinhos vazios de papel higiênico

.copos plásticos

.pratos de papelão

.bolinhas de isopor

.caixas de papelão de tamanhos e formatos variados



FAZENDO UM LIVRO

1.pegue 3 folhas de sulfite


2.dobre as folhas ao meio

3. faça uma pequena dobra na lateral

4.prenda o centro com grampeador

5.numere as folhas internas

Pronto! Agora é só inventar a história.


Converse com os alunos sobre o tema da historia que vão criar.

Deixe que eles explorem o espaço do livro como acharem melhor, e estimule-os a contar a historia que criaram.



Créditos: bancodeatividades.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJA TAMBÉM

2leep.com