COMO TRABALHAR
Com sondagem das fases de aquisição da escrita dos
seus alunos, você pode desenvolver uma série de atividades que auxiliam no
confronto e avanços das hipóteses de escrita dos alunos.
Aqui estão algumas sugestões:
ESCRITA PRE-SILÁBICA
• Iniciar pelos nomes dos alfabetizandos escritos em
crachás, listados no quadro e/ou em cartazes.
• Trabalhar com textos conhecidos de memória, para
ajudar na conservação da escrita.
• Identificar o próprio nome e depois o de cada
colega, percebendo que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e
vice-versa;
• Organizar os nomes em ordem alfabética, ou em
“galerias” ilustradas com retratos ou desenhos;
• Criar jogos com os nomes: “lá vai a barquinha”,
dominó, memória, boliche, bingo;
• Fazer contagem das letras e confronto dos nomes;
• Confeccionar gráficos de colunas com os nomes
seriados em ordem de tamanho (número de letras). Fazer estas mesmas atividades
utilizando palavras do universo dos alfabetizandos: rótulos de produtos
conhecidos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas).
• Classificar os nomes pelo som ou letra inicial,
pelo número de letras, registrando-as.
ESCRITA SILÁBICA
• Fazer listas e ditados variados (dos alfabetizandos
ausentes e/ou presentes, de livros de histórias, de ingredientes para uma
receita, nomes de animais, questões para um projeto).
• Trabalhar com textos conhecidos de memória, para
ajudar na conservação da escrita.
• Ditado de palavras do texto.
• Análise oral e escrita do número de sílabas,
sílaba inicial e final das palavras do texto.
• Lista de palavras com a mesma silaba final ou
inicial;
• Escrever palavras dando a letra inicial;
• Ligar desenho a primeira letra da palavra;
• Usar jogos e brincadeiras (forca, cruzadinhas,
caça-palavras);
• Organizar supermercados e feiras; fazer
“dicionário” ilustrado com as palavras aprendidas, diário da turma, relatórios
de atividades ou projetos com ilustrações e legendas;
• Propor atividades em dupla (um dita e outro
escreve), para reescrita de notícias, histórias, pesquisas, canções, parlendas
e trava-línguas.
• Produção de textos, ditados, listas.
ESCRITA SILÁBICA-ALFABÉTICA
• Ordenar frases do texto;
• Completar frases, palavras, sílabas e letras das palavras
do texto;
• Dividir palavras em sílabas;
• Formar palavras a partir de sílabas;
• Ligar palavras ao número de sílabas;
• Produção de textos, ditados, listas.
ESCRITA ALFABÉTICA
• Investir em conversas e debates diários.
• Possibilitar o uso de estratégias de leitura, além
da decodificação
• Considerar o “erro” como construtivo e parte do
processo de aprendizagem
• Produção coletiva de diversos tipos de textos.
• Análise lingüística das palavras
• Reescrita de texto (individual / coletiva)
• Revisão de texto.
• Atividades de escrita: complete, forca, enigma,
stop, cruzadinha, lacunado, caça-palavra.
• Copiar palavras inteiras;
• Contar número de letra ou palavra de uma frase;
• Pintar intervalos entre as palavras;
• Completar letras que faltam de uma palavra;
• Ligar palavras ao número de letras e a letra
inicial;
• Circular ou marcar letra inicial ou final;
• Circular ou marcar letras iguais ao seu nome ou
palavra-chave.
•
Produção de textos, ditados, listas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário